A chuva que caiu sobre a cidade na madrugada desta quarta-feira (8/2) levou barro (da obra "inacabada" da Grota do Taquaril) para trechos de ruas do bairro Canabrava. A Prefeitura vai remediar parte do problema construindo (emergencialmente) uma barreira de contenção e fará a captura da água. Uma intervenção mais definitiva, por parte da administração municipal, só será possível após o conhecimento técnico de todos os problemas relativos à obra da grota.
"Ainda não temos uma visão global da obra. Temos de fazer um estudo geral, identificar os defeitos, descobrir os principais problemas", disse preocupado o secretário municipal de Obras, Durval Mendonça.
Para fazer essa "radiografia" completa da obra da Grota do Taquaril, foi constituída, no fim de janeiro, uma comissão (temporária) formada por servidores da Prefeitura (Secretaria de Obras) e do Serviço Municipal de Saneamento Básico (Saae)
O secretário Durval Mendonça, que é engenheiro, e o desenhista José Ribeiro da Silva Filho são os membros da Prefeitura. Os outros três são servidores do Saae: diretor do Departamento Contábil, Eudes Rubens Pereira; chefe da Divisão de Drenagem Pluvial Urbana, José Fernandes da Silva; e engenheiro Júlio da Costa Oliveira.
A Comissão de Avaliação Geral da Obra da Grota do Taquaril se responsabilizará por analisar os contratos (firmados com as construtoras) e fazer o "esquadrinhamento técnico" da obra. Os trabalhos da comissão serão acompanhados e supervisionados pelo procurador-geral do município, Antônio Lucas da Silva, que vai acompanhar os laudos elaborados pela comissão.
Ao final dos trabalhos, a comissão deverá apresentar à administração municipal um relatório junto com laudo técnico e contábil detalhado, com o objetivo de apurar irregularidades e identificar responsabilidades.
O resultado da "auditoria" contábil e técnica balizará a tomada de decisões relativas à obra da grota.
Com informações da acessória de comunicação da Prefeitura municipal de Unaí MG