Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Entidades assistenciais voltarão a receber subvenções da Prefeitura de Unaí.


A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei da Prefeitura de Unaí (PMU) que estabelece a abertura de crédito adicional especial no orçamento do município, com a finalidade de fomentar ações de entidades que prestam atendimento socioassistencial a segmentos específicos da população. A PMU está autorizada a abrir R$ 860 mil no orçamento municipal, recurso que deve beneficiar entidades como Apae (250 mil), Abrigo Frei Anselmo (250 mil), Mão Amiga (250 mil) e Associação Natal Justino da Costa (110 mil).

O prefeito José Gomes Branquinho, que vai sancionar a lei, disse ter grande reconhecimento pelas entidades que prestam "um serviço extraordinário" à comunidade unaiense. "Ai dos prefeitos, se não fosse a boa vontade dessas entidades", exclamou.

Ele esclareceu que a demora para firmar a parceria entre a administração municipal e as entidades se deu em razão de dois motivos principais: da instituição da lei federal que estabelece o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (que impôs disciplina mais rígida na relação entre o poder público e as entidades), e a falta de previsão no orçamento municipal que pudesse contemplar as entidades.

A partir da instituição do Marco Regulatório, não basta à Prefeitura querer repassar recursos às entidades. Antes de tudo, a entidade a ser contemplada precisa apresentar um Plano de Trabalho, que será avaliado e aprovado, conforme disposições constantes no Marco Regulatório. Na sequência, durante a prestação do serviço, as entidades serão monitoradas, fiscalizadas e deverão prestar contas ao município sobre como o recurso foi gasto.

Apae, Abrigo Frei Anselmo, Mão Amiga e Associação Natal Justino da Costa estão preparando seu plano de trabalho, que deverá ser apresentado em breve, e superar a primeira etapa nas novas exigências estabelecidas pelo Marco Regulatório.

Quanto às demais entidades unaienses que também prestam serviços socioassistenciais às comunidades, o prefeito Branquinho disse que seguirá o mesmo caminho. "Conversamos com essas entidades. Vamos definir os valores. Depois fazer o mesmo, enviar um PL à Câmara Municipal pedindo autorização para abrir créditos especiais no orçamento do município".

Mas, para receber os recursos, elas serão obrigadas a apresentar um plano de trabalho detalhado e seguir rigorosamente as exigências da legislação.

O prefeito acrescentou que dirigentes e voluntários das entidades não devem desanimar, que a Prefeitura será parceira e vai trabalhar para que os recursos sejam liberados o mais rápido possível.

Com enformação de  Junei Martins 

PRF prende 26 pessoas que saqueavam carne em acidente na BR-040, em Três Marias.

Carreta transportava a carne, mas tombou no km 294; 12 veículos foram apreendidos com a carga saqueada.



Polícia Rodoviária Federal prendeu 26 pessoas que saquearam uma carga de carnes na BR-040, em Três Marias, na manhã desta segunda-feira (1º). De acordo com a PRF, a carga era transportada por uma carreta que tombou no km 294 da rodovia.




O veículo ficou bastante danificado, segundo a PRF, mas o condutor teve ferimentos leves e foi socorrido ao hospital da cidade. Quando a PRF chegou ao local do acidente observou que algumas pessoas saqueavam as carnes. Na sede da PRF, agentes abordaram veículos suspeitos de estarem transportando a carga saqueada; 12 carros foram apreendidos.


A PRF informou ainda que as 26 pessoas serão registradas no boletim de ocorrência como autoras de furto e, ainda nesta segunda-feira, serão levadas para a delegacia da Polícia Civil em Curvelo. Os veículos apreendidos serão encaminhados ao pátio credenciado em Três Marias.

PMU interdita trecho que liga prolongamento da Av. Princesa Izabel a BR-251.


A Prefeitura de Unaí (PMU) determinou a interdição de trecho (de cerca de 200 metros) que ligao prolongamento da avenida Princesa Izabel e rua Piauí a uma via lateral da BR-251.

A justificativa é de que o trecho encontra-se em área particular e, por ser de terra, funciona precariamente e gera transtornos para moradores vizinhos, que reclamam tanto do barro, em tempo de chuva, quanto da poeira, em época de seca.

A situação ainda possui agravante: o dono do terreno lavrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia, reclamando que a Prefeitura teria invadido área particular. Segundo consta no documento, "invasão/esbulho possessório cometido pela Prefeitura de Unaí em terreno privado".

A administração municipal determinou a interdição do local, com fechamento das duas entradas do trecho de terra.

Fonte Junei Martes 

POLICIA MILITAR APREENDE CARRO ROUBADO.

  

Em Arinos, sábado, 29Abr17, por volta da meia noite a Polícia Militar compareceu no bairro Planalto, onde as vítimas de 40 e 41 anos relataram que se encontravam no interior do veículo GM/CORSA Wind de cor VERDE, de propriedade da vítima de 41 anos, quando foram surpreendidos por três indivíduos, estando dois deles portando uma arma longa e um revólver calibre .32, os quais anunciaram o assalto e subtraíram o referido veículo, levando também 02 aparelhos celulares, 01 CRLV e 01 CNH, tomando rumo ao bairro Crispim Santana.

Os policiais militares iniciaram rastreamento, acionaram operação de cerco e bloqueio e por volta das 07 horas da manhã, durante patrulhamento pelo setor de chácaras rurais localizaram o veículo abandonado em um matagal.

O veículo foi apreendido e posteriormente liberado para sua proprietária, os autores não foram localizados.