Pesquisar este blog

sábado, 30 de dezembro de 2017

Ponta Grossa terá queima de fogos silenciosa no réveillon para poupar animais, diz prefeitura.

Festa da Virada no Parque Ambiental também recebe shows com artistas locais, das 21h de domingo (31) às 2h de segunda-feira (1º).

   Cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos e, consequentemente, são mais sensíveis aos barulhos (Foto: Thais Kaniak/G1PR)

Festa da Virada em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná deve ter uma queima de fogos silenciosa no Parque Ambiental. Segundo a prefeitura, a intenção é poupar os animais do barulho a partir da meia-noite de domingo (31).

Cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos e, consequentemente, são mais sensíveis.

Além do estresse, a agitação por conta do barulho pode causar ferimentos quando os animais buscam por abrigo. A elevação da temperatura corporal também pode desencadear sintomas como vômito e diarreia.

Ainda conforme a prefeitura, a queima de fogos silenciosa é patrocinada pela iniciativa privada.

A Festa da Virada em Ponta Grossa também tem shows com artistas locais. Às 21h, o Grupo Maior Barato abre a festa. Já às 22h, é a vez da banda Mixturô, com participação especial da dupla Kelvin & Kauan.

Logo depois da a virada de ano, a dupla Giba & Nando continua o agito até às 2h de segunda-feira (1º).

Vinte guardas municipais, seis viaturas e o ônibus de videomonitoramento devem fazer a segurança e a vigilância do público do início ao fim da festa, de acordo com a administração pública.
   Para poupar animais, prefeitura diz que Ponta Grossa deve ter queima de fogos silenciosa no Revéillon (Foto:     Divulgação/Prefeitura de Ponta Grossa)

Dicas

Muitos tutores têm dúvidas sobre quais precauções tomar no período de festas. Por isso, a médica veterinária Karine Raile dá algumas dicas de como agir para evitar que os animais fiquem agitados e estressados caso haja queima de fogos.
Evite deixar o animal sozinho. De preferência, fique com ele em um local fechado para diminuir os ruídos externos;
Permita que o animal se esconda em um local onde se sinta seguro, mas fique de olho para evitar que ele se machuque;
Aja normalmente durante a queima de fogos para não reforçar a sensação de que algo estranho está acontecendo;
Ligue a TV ou o rádio, barulhos familiares ajudam o animal a se acalmar;
Evite ficar agradando ou pegar o animal no colo, pois essas atitudes só intensificam o medo;
O ideal é não deixar os animais sozinhos durante a queima de fogos, porém, caso seja inevitável, mantenha portas e janelas fechadas para abafar os ruídos externos. Deixe um som ambiente. Retire objetos de decoração que possam machucar o pet e não o prenda com coleiras ou guias;
Caso o animal fique muito estressado durante os fogos, o tutor pode procurar um médico veterinário para indicar uma medicação para controlar a ansiedade.
Fonte: G1.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Saiba quais são os celulares em que o WhatsApp vai parar de funcionar em 2018.

Nova versão do serviço de mensagens impedirá uso do aplicativo em alguns aparelhos e limitará em outros. Confira se seu sistema operacional está na lista.
Se você é daqueles que mantém um celular antigo, vale a pena conferir bem a versão atual do seu sistema operacional para não ficar sem o WhatsApp em 2018.

O serviço de mensagens mais popular do mundo deixará de funcionar em alguns smartphones a partir do dia 1º de janeiro. A razão é que ele já não desenvolve suporte operacional para essas plataformas, o que faz com que elas não sirvam mais.

Sistemas operacionais, assim como aplicativos, costumam ter diversas atualizações pequenas durante todo o ano, e pelo menos uma grande, em que a versão do programa muda.

De acordo com o site do WhatsApp, os sistemas que já não serão compatíveis a partir do novo ano são aqueles que operam nos sistemas BlackBerry OS 10 e no Windows Phone 8.0.

"Apesar de esses telefones terem feito parte da nossa história, eles não oferecem a capacidade necessária para expandir as funções do nosso aplicativo no futuro", disse a empresa.

Esses sistemas operacionais se somam à lista daqueles em que o WhatsApp já não opera: versões do Android anteriores à 2.3.3, Windows Phone 7, iOS 6 (nos iPhones 3GS e abaixo) e Nokia Symbian S60.

Funções limitadas

A empresa alerta também que já não faz suportes para outras plataformas como os Nokia S40 ou os sistemas operacionais Android 2.3.7.

Isso significa que, mesmo que no momento esses telefones consigam continuar mandando e recebendo mensagens instantâneas, algumas funções podem parar de funcionar a qualquer momento.

Por exemplo, não será possível criar uma conta nova, nem voltar a verificar uma já existente, se esses telefones não tiverem o aplicativo já baixado.

A empresa encoraja os usuários do aplicativo a adquirir um novo modelo de celular com sistema Android 4.0 ou superior, Windows Phone 8.1 ou superior ou um iPhone com iOS 7 ou superior.

O WhatsApp hoje tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, segundo dados da própria empresa, que pertence ao Facebook.

É sem dúvida o serviço de mensagens instantâneas mais popular do mundo, seguido pelo multitarefas chinês WeChat. Outros, como o Telegram, não superam os 100 milhões de usuários, de acordo com dados recolhidos em fevereiro deste ano.

"Queremos concentrar nosso esforço nas plataformas que a maioria das pessoas usam e, apesar de às vezes termos que tomar decisões difíceis, temos que dar às pessoas a melhor forma de se comunicarem com os seus", afirma o WhatsApp em seu blog.


Índice que corrige o aluguel termina 2017 com deflação de 0,52%, diz FGV.

É a primeira deflação anual do IGP-M desde 2009 (-1,72%), ou seja, o índice encerrou o ano com a segunda taxa anual mais baixa de sua história, iniciada em 1989.

      O IGP-M em 2017 teve deflação de 0,52% (Foto: Fábio Tito/G1)
Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, teve variação positiva de 0,89% em dezembro, após variar 0,52% em novembro. O índice foi divulgado nesta quinta-feira (28) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em dezembro de 2016, a variação foi de 0,54%. A variação acumulada em 2017, de janeiro a dezembro, foi de -0,52%. É a primeira deflação anual do IGP-M desde 2009 (-1,72%), ou seja, o índice encerrou o ano com a segunda taxa anual mais baixa de sua história, iniciada em 1989.

Em 2016, para igual período, o IGP-M registrou alta de 7,17%.


Neste ano, o índice apresentou deflação durante quatro meses seguidos, até julho. A queda começou em abril deste ano, quando atingiu a menor taxa mensal desde 1989, início da série histórica (-1,1%).


O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
IGP-M em 2017
Variação mês a mês, em %

Atacado e varejo

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os preços no atacado e que responde por 60% no cálculo do IGP-M, passou de 0,66% em novembro para 1,24% em dezembro.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), relativo aos preços no varejo, que responde por 30%, saiu de 0,28% em novembro para 0,3% em dezembro.


O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que também é usado para calcular o IGP-M, mas com peso menor do que os outros subíndices, passou de 0,28% em novembro para 0,14% em dezembro.
Fonte G1

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

CACHORRO PROVOCA ACIDENTE EM UNAÍ MG.

Na tarde desta quarta feira 20/12/2017 uma jovem que transitava pela Rua Governador Valadares na altura do posto planalto veio colidir com um cachorro no momento que o mesmo atravessava á Avenida a jovem se desequilibrou ao colidir com o animal e caio com sua motor cicleta sofrendo algumas escoriações pelo corpo pessoas que passava pele local acionarão os Militares do corpo de Bombeiros que compareceram no local e fez o resgate da vitima e conduziu a te o (PA) pronto atendimento Municipal. 
O dono do cachorro não foi identificado ate o exato momento mas uma senhora que estava presente no local mostrou um grande interesse pelo o animal que (dizia a todo momento que queria adotá-lo porque era um animal bonito e que estava perdido na Rua ela avia visto ele nas mediações mais sedo e disse também que se o dono legitimo aparecesse ela o devolveria).   

 
Texto e Fotos Ilton Vieira.













 

sábado, 16 de dezembro de 2017

Incêndio atinge cozinha de restaurante no DF e mobiliza Corpo de Bombeiros.


Fogo começou por volta das 17h, em estabelecimento no Riacho Fundo I; chamas já foram controladas e não houve vítimas. Perícia vai determinar causas do fogo.
     Entrada de restaurante atingido por fogo (Foto: CBMDF/Divulgação)
Um incêndio consumiu parte de um restaurante localizado no Riacho Fundo I, região do Distrito Federal. O fogo começou por volta das 17h deste sábado (16) e não chegou a atingir casas ou outros estabelecimentos vizinhos. Não houve vítimas.
  
        Paredes da cozinha de restaurante no DF atingido por incêndio (Foto: CBMDF/Divulgação)

Em imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros é possível ver botijões de gás queimados, além das paredes da cozinha marcadas pelas chamas. Ao todo, 13 militares e quatro carros da corporação atuaram no combate ao fogo. (Veja imagens abaixo)
Militares do Corpo de Bombeiros do DF atuam em incêndio que consumiu parte de restaurante no Riacho Fundo I (Foto: CBMDF/Divulgação)
Fonte G1







Criminosos roubam caminhão do cantor Gusttavo Lima na Fernão Dias em Atibaia.


Veículo do cantor seguia para São José do Rio Preto, quando foi abordada pelos criminosos. Motorista e criança de 10 anos que seguiam no caminhão foram feitos reféns. Jovem de 21 anos foi preso.

     Caminhão da banda de Gusttavo Lima é alvo de criminosos (Foto: Divulgação )
Um motorista e o filho dele de 10 anos foram feitos reféns durante um roubo ao caminhão do cantor sertanejo Gusttavo Lima no início da noite desta quinta-feira (14) na rodovia Fernão Dias em Atibaia (SP).

A carreta do cantor Gusttavo Lima seguia para a região de São José do Rio Preto, onde o cantor tem um show nesta sexta-feira. O veículo levava instrumentos e equipamentos usados nas apresentações.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), criminosos chegaram em três carros e cercaram a carreta. Alguns deles estavam armados.

Depois do roubo, o motorista de 56 anos e o filho dele foram levados como reféns. Durante a fuga, os criminosos se separaram e colocaram as vítimas em um veículo.

Um jovem de 21 anos seguiu dirigindo a carreta e foi abordado por uma viatura da Guarda Municipal. Ele tentou explicar que havia sido contratado pela equipe do cantor, mas foi preso em flagrante.

“O jovem foi preso em flagrante e acreditamos que esse caminhão seria desmontado e teria tido as peças revendidas no mercado negro”, afirmou o policial Alfredo Martinelli.

O grupo seguiu em outro veículo com as vítimas como reféns por três horas. O motorista e o filho foram abandonados pelos suspeitos na Dutra, no trecho de Guarulhos. Os suspeitos que seguiram com as vítimas conseguiram fugir.

A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria do cantor Gustavo Lima, mas não obteve retorno até a publicação.
Fonte: G1

Adriano Chafik, mandante da chacina de Felisburgo, vai cumprir pena na Grande BH.


    Ele foi capturado em Salvador na Bahia. Chafik foi condenado a 115 anos de prisão.
      Condenado a 115 anos, Chafik Luedy, que estava foragido, é preso pela Polícia Civil. (Foto: Reprodução/TV Globo)

fazendeiro Adriano Chafik Luedy chegou, nesta sexta-feira (15), ao Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Belo Horizonte e vai ser levado para cumprir pena no Presídio de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Condenado a 115 anos de prisão, em 2013, pela chacina ocorrida na Fazenda Nova Alegria, em Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha, Chafik foi preso pela Polícia Civil nesta quinta-feira (14) em Salvador (BA).

Segundo a polícia, Chafik levava uma vida luxo na Bahia, onde tinha muitas propriedades. Ele foi preso no Centro de Salvador quando saia de um flat. A Polícia monitorou um carro da mãe de Chafik e assim conseguiu localizá-lo. Ele andava sem documentos, conforme a corporação.

A chacina aconteceu em 2004. De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia 20 de novembro daquele ano, pistoleiros invadiram um acampamento de sem-terra, na Fazenda Nova Alegria, em Felisburgo. Cinco pessoas foram mortas, 12 ficaram feridas e 27 barracos foram queimados.

Nove anos depois, Chafik, apontado como mandante do massacre, foi condenado a 115 anos de prisão. Porém, ele não chegou a ir preso após o julgamento por causa de um habeas corpus.

Ele era foragido da Justiça desde de maio deste ano.

Fonte G1

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

ANIMAL DA FAUNA SILVESTRE É ATROPELADO NA BR 251.




Um lobo Guará foi atropelado na manhã desta sexta feira 15/12/2017 na BR 251 na altura do KM 45 sobre a ponte córrego do gato. A viatura do policiamento rodoviário composta pelo Cabo Adelton e Cabo Alves, realizava patrulhamento pela rodovia ao aproximarem-se da ponte sobre o Córrego do Gato depararam com o animal atropelamento e ainda apresentava com sinais vitais. Foi acionado imediatamente a Policia do Meio Ambiente da 16ª Cia PM Ind MAT, que, conduzida pelos Cb. Ferreira e Cb. Araújo, compareceu ao local e socorreram o animal para receber cuidados veterinários o animal foi avaliado por uma veterinária da UFVJM e devido a gravidade dos ferimentos foi encaminhado para o Centro de  Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Brasília/DF.




O lobo guará é um mamífero que está ameaçado em extinção. Diferentemente de outras espécies de lobo que vivem em matilha, o lobo-guará é um animal de hábito solitário, que vive no Cerrado brasileiro.

Considerado a maior espécie de canídeo das Américas, o lobo-guará não tem nada de mau, nem é agressivo. Ele é apenas curioso e pode se aproximar das povoações, assustando algumas pessoas.

O lobo-guará vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. Ocupa o bioma do Cerrado. Também ocorre em algumas regiões de transição para a Caatinga e Mata Atlântica, sendo encontrado principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Risco de Extinção

O lobo é considerado em situação vulnerável pela avaliação do Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio. Essa situação varia de um estado para outro, sendo que no Rio Grande do Sul é considerado criticamente ameaçado.

A ocupação humana e a destruição do seu habitat natural são algumas das ameaças à sua sobrevivência. O Cerrado é dos biomas menos protegidos, apesar de possuir grande biodiversidade.

A proximidade do seu habitat com regiões ocupadas gera conflitos de convivência da espécie com o ser humano. É muito difundida a ideia do lobo ser mau e atacar os animais domésticos e as pessoas, mas ele não é agressivo.

Em certas regiões ele caça galinhas, despertando a fúria dos pequenos produtores rurais. No entanto, os ataques do lobo às galinhas não afeta tanto como se costuma pensar. Muitas vezes, são outros animais que atacam e os lobos levam a culpa.

Texto: Ilton Vieira.
Fotos: Rede Social. 

BOMBEIROS APAGAM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM PASTELARIA NA RODOVIÁRIA DE BRASÍLIA.


Fogo começou em depósito que fica na parte superior da loja. Ninguém se feriu; botijões foram retirados para evitar explosão.
Bombeiros apagam princípio de fogo em pastelaria (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
uma pastelaria começou a pegar fogo na Rodoviária do Plano Piloto de Brasília na madrugada desta sexta-feira (15). Segundo os bombeiros, o incêndio iniciou no depósito que fica na parte superior da pastelaria.

Cinco funcionários que estavam no local usaram extintores para apagar as chamas. Logo depois, os bombeiros chegaram e retiraram botijões de gás do local, para evitar explosão.

Ninguém se feriu. O gerente da pastelaria ficou aguardando perícia, que deve concluir as causas do fogo. Ao todo, 5 carros dos bombeiros e 19 militares foram mobilizados.
Fonte G1

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

COALIZÃO ENTRE DUAS MOTOS.

Nesta quinta feira por volta das 16 horas e 30 minuto aconteceu um acidente entre dua motocicleta na BR 188 no município de Unaí MG o acidente foi em frente a fabrica de ração da Capul uma moto trafegava no sentido Unaí mamoeiro e a outra motocicleta saia de dento estacionamento  da fabrica de ração e entrou na BR 188 sentido Unaí no momento que veio colidir as duas frontalmente ambos condutores sofrerão escoriações pelo corpo os militar do corpo de bombeiros  foi acionados pelo telefone 193 que compareceu no local do acidente e prestou os primeiros socorros as vitimas no local e em seguida conduziu as mesmas até o (PA) pronto atendimento municipal. A polícia militar também foi acionada para lavrar o boletim de ocorrência ( B O )


Texto e Fotos: Ilton Vieira.

A ENXURRADA CAUSA TRANSTORNO AOS MORADORES DO BAIRRO MAMOEIRO.

O bairro mamoeiro esta cerca de cinco (05) KM afastado do centro da cidade Unaí MG nas margem da BR 188 que liga Unaí a cidade de Cabeceira Grande no Noroeste de Minas .

Mamoeiro é um bairro com mais de  50 década de existência sendo o bairro mais velho da cidade de Unaí MG com algumas ruas asfaltada, colégio, posto de saúde, posto policial e trasporte coletivo quatro vezes ao dia. Com a chegada das chuvas as ruas do bairro mamoeiro se transformarão em pequenos riachos, lagos a Rua principal do bairro Rua Dona Nina que já é asfaltada esta prestes a ser dividida ao meio por uma cratera que aos poucos vem sendo formanda pola enxurrada.



Texto: ILTON VIEIRA.
      Fotos MICHEL PEREIRA.

domingo, 3 de dezembro de 2017

PONTE QUEBRADA PREJUDICA TRABALHO E ESTUDO DE 300 FAMÍLIA MT.

Para irem até escola, crianças têm que atravessar ponte a pé. Secretaria disse que enviará equipe técnica ao local.

Moradores, produtores rurais e estudantes estão há mais de 2 anos enfrentando dificuldades por causa de uma ponte quebrada, na Comunidade Beroaba, zona rural de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. São mais de 300 famílias que têm problemas para transportar a produção agrícola, ir para a cidade ou conseguir chegar até a escola.

Um desvio foi feito pelas autoridades, no entanto, as últimas chuvas derrubaram as estruturas e arrastaram manilhas usadas no trajeto. Moradores que vendem leite não conseguem escoar a produção porque o caminhão que transporta o produto não consegue mais passar pela rota, onde está a ponte quebrada.

A opção é pegar outro caminho que aumenta até 15 km o trajeto. Para que os alunos da comunidade rural não percam aula e o ano letivo, foram tomadas medidas perigosas: um ônibus que leva as crianças deixa o grupo em um lado da ponte. Os alunos atravessam a pé, correndo risco de vida, até o outro lado da ponte, onde outro veículo continuará o trajeto até a escola.

O caminho é usado por moradores e crianças das comunidades Banco de Terra, Santo Expedito, Boroaba, Grota Vermelha, Santa Luzia e Canta Galo.

Em nota, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) disse que enviou uma equipe técnica até o local e está buscando uma parceria com a Prefeitura de Rondonópolis para solucionar o problema.
Fonte G1